Caixa d’água não derrete: entenda o porquê
25/01/2021
Com as altas temperaturas registradas em várias regiões do Brasil durante todo o ano e, de forma ainda mais acentuada, no verão, ocorrências como as registradas acima costumam ser atribuídas ao derretimento da caixa d´água. Fotos, vídeos e até reportagens que circulam pela internet reforçam a falsa ideia de que o aspecto “derretido” da caixa d’água é devido ao calor.
Em geral, as caixas d’águas são produzidas em polietileno, um tipo de plástico resistente, flexível, sustentável e que suporta temperaturas de até 130º C, ou seja, antes de uma caixa d´água derreter, boa parte das espécies, incluindo a dos seres humanos, estaria morta.
Mas, então, o que acontece?
Não estamos dizendo que as fotos, os vídeos e as reportagens sejam mentirosas ou montagens. Elas são reais, mas seguramente os acidentes não ocorreram porque as caixas d´água derreteram.
De acordo com a coordenadora de Engenharia de Produto da Fortlev, Paula Cristina Montibeller, o problema é que todos esses reservatórios não foram instalados corretamente, por isso não estão suportando o peso da água armazenada. Afinal, foram projetados para uma determinada forma de uso que não está sendo atendida.
Como instalar corretamente?
Vale lembrar que, por exemplo, um reservatório de polietileno de mil litros, quando vazio, é bem leve. Mas, quando cheio de água, pesa mil quilos, ou seja, uma tonelada. Um peso dessa dimensão precisa ser colocado sobre uma base resistente, firme, rígida, horizontal, plana, nivelada, estável e sem nenhuma irregularidade.
Além disso, a superfície de apoio precisa ser no mínimo um pouco maior que o fundo do reservatório. Isso não é opcional, é obrigatório, pois se mesmo uma pequena parte da caixa d’água sobrar, uma sobrecarga será exercida ali de maneira constante. Isso significa que, depois de algum tempo, o reservatório irá se deformar, podendo causar acidentes sérios. Por tudo isso, esqueça também bases gradeadas, cruzetas, estruturas de areia ou de madeira.
Simplesmente siga o manual
A instalação da caixa d’água é uma etapa muita séria para a segurança da sua edificação. Não abra mão de executá-la adequadamente. A Fortlev lhe ajuda nisso, fornecendo um manual completo com todas as orientações necessárias. Tenha acesso gratuito a ele clicando aqui.
Saiba mais
A Fortlev participa do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH), do Ministério das Cidades, que exige que as indústrias de construção civil realizem ensaios para testar a resistência do produto a deformações mediante algumas condições.
Em um desses testes, os diversos modelos e tamanhos de reservatórios são expostos a 50º C durante 48 horas ininterruptas, não podendo apresentar nenhuma deformação acima de 0,5%. As caixas d’água da Fortlev passam por esse processo sem nenhuma mudança em suas estruturas físicas.